quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que fazer pela Região dos Lagos e a Lagoa de Araruama?

Juarez Lopes em resposta ao jornalista Renato Silveira, da Folha dos Lagos, quando perguntado sobre o que pretende fazer pela Região dos Lagos e pela Lagoa de Araruama em caso de eleito para Deputado Federal.


Em primeiro lugar não concordo em absoluto com a tese de que, "por força de lei, investimentos públicos não possam ser feitos na área de concessão". Isso é discurso de governo, não de estado! Depende se a concessão está cumprindo com o seu papel contratual e, principalmente da vontade política do administrador local. O prefeito é o síndico, é poder concedente, tem representação democrática, pode e deve cumprir o seu papel constitucional na concessão, que é o que falta para os nossos governantes. Desde que a concessão chegou, lavam-se as mãos e culpa-se a concessão. É mais fácil.


A prefeitura da cidade de Cabo Frio, por exemplo, revisou grande parte das calçadas da área urbana e teve ali a oportunidade de dotar a cidade de rede de esgotos separativas e não o fez. Agora todos estão contra o mau cheiro dos ralos. Queriam o quê? Ficamos calados! Rede pluvial não foi feita para conduzir esgotos, agora vamos pagar a conta de sermos uma cidade turística fedendo a cocô!


O que eu pretendo se eleito, é mobilizar a sociedade para o debate sobre a importância deste tema estratégico e lutar para colocar recursos no Orçamento Geral da União para despoluir a Lagoa de Araruama, com um simples projeto: conduzir e tratar esgotos em redes de esgotos e estações de tratamento competentes, lançar efluentes em corpos receptores compatíveis com o grau de tratamento e fazer monitoramento ambiental.

Um comentário:

  1. Tio Jua,
    Parabéns pela coragem de ir à luta, defender suas idéias!
    Obrigado por lutar para deixar um legado melhor para nossos filhos!!
    Orgulho nosso de ter você como tio, tio-avô e candidato preferido hoje e sempre!!!
    Beijos, Fabíola, Paulo, Henrique e Bento.

    ResponderExcluir